30 de junho de 2015

Corrupção: o que eu tenho a ver com isso?

Nos meses de julho e agosto, desenvolveremos diferentes atividades envolvendo o tema "corrupção".
Tema:

Corrupção: o que eu tenho a ver com isso?


Meu objetivo é:

Proporcionar situações de reflexão, para que o aluno perceba que no nosso dia a dia cometemos pequenas corrupções.

Objetivo:
Objetivos específicos:
Definir coletivamente o que é "corrupção".

Perceber que a corrupção é uma prática enraizada em nossa cultura, enqunto país.

Refletir sobre práticas usuais que nem sempre percebemos que é uma ação corrupta.

Justificativa:
A falta de ética e o interesse próprio têm marcado as relações interpessoais, inclusive na escola, levando as pessoas a agirem em benefício próprio, sem pensar no grupo, no coletivo.

ATIVIDADES:


1- Questionário: "Como você se comporta no ambiente escolar?
Com que fim?
_ Desenvolver a  oralidade (expressão, argumentação)
_ Saber ouvir o outro .
_ Respeitar diferentes pontos de vista.
Como?
-Responder individualmente o questionário proposto, onde constam situações que acontecem na Escola.
-Leitura coletiva e debate sobre as alternativas escolhidas, ressaltando-se sempre a importância do respeito à posição dos demais colegas.


2-  Produção do "Dicionário de Cidadania"C
Com que fim?
_ Ler/ compreender o texto proposto: "10 práticas  de corrupção do dia a dia do brasileiro".
_ Desenvolver a oralidade (expressão, argumentação)
_ Identificar as características dos gêneros textuais: reportagem e verbete de dicionário.
Como?
Como? 
-Leitura coletiva e compreensão oral do texto.
-Levantamento de palavras-chave do texto, relacionadas ao tema.
_Produção de um pequeno dicinádio com as palavras elencadas (no laboratório de informática).


- Conversação sobre a definição dessas palavras, relacinando-as com fatos da realidade.

3- Produção de cartazes : "Pequenas corrupções - Diga não."
Com que fim?
_ Perceber que no nosso dia a dia ocorrem várias situações de corrupção.
_Chamar a atenção das pessoas para situações de corrupção comuns no nosso cotidiano.
Como?
_Listagem coletiva de situações de corrupção que cometemos ou presenciamos na nossa vida diária.
_Seleção e ilustração dessas situações.
_Exposição dos trabalhos produzidos.



4- Produção de uma carta.
Com que fim?
_ Ler/ compreendero texto proposto: trechos da "Carta do descobrimento do Brasil,
 de Pero Vaz de Caminha ".
_ Observar as variações da língua ao longo do tempo (variações históricas).
_ Identificar as características do gênero textual: carta.
_ Produzir uma carta, observando as características do gênero.
_ Perceber a "corrupção" já presente nas ações do nosso colonizador.
Como?
 -Leitura coletiva e compreensão oral do texto.


_Produção de uma carta, contando a uma pessoa que vive no exterior como percebe o nosso país atualmente.

5- Trabalhando com charges.
Com que fim?
_ Identificar as características do gênero e sua finalidade.
_ Interpretar diferentes charges ligadas ao tema trabalhado.
_Produzir uma charge utilizando-se da linguagem visual e verbal.
Como?
_ Interpretação de diferentes charges propostas (xerox).
_Observação das características comuns às charges.
_ Busca de outras  charges dentro do tema corrupção e organização de um mural.

6- Produção textual: texto dissertativo sobre o tema "corrupção".
Com que fim?
_ Produzir um texto, observando a tipologia solicitada (dissertação).
_ Desenvolver a capacidade de argumentação e concatenação de ideias.
Como?
_ A partir de tudo que foi discutido nas atividades anteriores, elaborar individualmente um texto dissertativo.
_ Reescrita do texto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário