Tema:
Corrupção: o que eu tenho a ver com isso?
Meu objetivo é:
Proporcionar situações de reflexão, para que o aluno perceba que no
nosso dia a dia cometemos pequenas corrupções.
Objetivo:
Objetivos específicos:
Definir coletivamente o que é
"corrupção".
Perceber que a corrupção é uma prática enraizada em nossa cultura,
enqunto país.
Refletir sobre práticas usuais que nem
sempre percebemos que é uma ação corrupta.
Justificativa:
A falta de ética e o
interesse próprio têm marcado as relações interpessoais, inclusive na escola,
levando as pessoas a agirem em benefício próprio, sem pensar no grupo, no
coletivo.
ATIVIDADES:
1- Questionário: "Como você se comporta no ambiente escolar?
Com que fim?
_ Desenvolver a oralidade (expressão, argumentação)
_
Saber ouvir o outro .
_
Respeitar diferentes pontos de vista.
Como?
-Responder individualmente o questionário proposto,
onde constam situações que acontecem na Escola.
-Leitura
coletiva e debate sobre as alternativas escolhidas, ressaltando-se sempre a
importância do respeito à posição dos demais colegas.
2-
Produção do "Dicionário de Cidadania"C
Com que fim?
_ Ler/ compreender o texto
proposto: "10
práticas de corrupção do dia a dia do
brasileiro".
_ Desenvolver a oralidade (expressão, argumentação)
_ Desenvolver a oralidade (expressão, argumentação)
_
Identificar as características dos gêneros textuais: reportagem e verbete de
dicionário.
Como?
Como?
Como?
-Leitura
coletiva e compreensão oral do texto.
-Levantamento
de palavras-chave do texto, relacionadas ao tema.
_Produção
de um pequeno dicinádio com as palavras elencadas (no laboratório de informática).
-
Conversação sobre a definição dessas palavras, relacinando-as com fatos da
realidade.
3- Produção de cartazes : "Pequenas corrupções - Diga não."
Com que fim?
_ Perceber que no nosso dia a dia ocorrem várias situações de corrupção.
_Chamar a atenção das pessoas para situações de corrupção comuns no nosso cotidiano.
Como?
_Listagem coletiva de situações de corrupção que cometemos ou presenciamos na nossa vida diária.
_Seleção e ilustração dessas situações.
_Exposição dos trabalhos produzidos.
4- Produção de uma carta.
Com que fim?
_ Ler/ compreendero texto proposto:
trechos da "Carta do descobrimento do Brasil,
de Pero Vaz de Caminha ".
_ Observar as variações da língua ao longo do tempo (variações históricas).
_ Observar as variações da língua ao longo do tempo (variações históricas).
_
Identificar as características do gênero textual: carta.
_
Produzir uma carta, observando as características do gênero.
_ Perceber a "corrupção" já presente nas ações do nosso colonizador.
Como?
-Leitura coletiva e compreensão oral do texto.
-Leitura coletiva e compreensão oral do texto.
_Produção
de uma carta, contando a uma pessoa que vive no exterior como percebe o nosso
país atualmente.
5- Trabalhando com charges.
Com que fim?
_ Identificar as características do gênero e sua finalidade.
_ Interpretar diferentes charges ligadas ao tema trabalhado.
_Produzir uma charge utilizando-se da linguagem visual e verbal.
Como?
_ Interpretação de diferentes charges propostas (xerox).
_Observação das características comuns às charges.
_ Busca de outras charges dentro do tema corrupção e organização de um mural.
6- Produção textual: texto dissertativo sobre o tema "corrupção".
Com que fim?
_ Produzir um texto, observando a tipologia solicitada (dissertação).
_ Desenvolver a capacidade de argumentação e concatenação de ideias.
Como?
_ A partir de tudo que foi discutido nas atividades anteriores, elaborar individualmente um texto dissertativo.
_ Reescrita do texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário