De volta!!! Sempre com ânimo renovado, muitas ideias e parceria nas atividades.
Este blog é mais um meio de interação com meus alunos da Escola Municipal Antonio Minella e de divulgação das atividades realizadas nas aulas de Língua Portuguesa.
22 de fevereiro de 2017
30 de maio de 2016
OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Participaremos da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, no gênero
Memórias. Todos animados com as atividades das oficinas propostas. Lá vamos
nós...
25 de fevereiro de 2016
29 de outubro de 2015
5 de outubro de 2015
Dia de ler. Todo dia!
Nossa escola participou da mobilização nacional pela leitura, neste dia 1º de outubro. Os alunos do 6º ao 9º ano fizeram a leitura de crônicas na biblioteca. Para os alunos do 1º ao 5º ano, foi feita a leitura de histórias, com a participação de alguns alunos da manhã, e as turmas da educação infantil ouviram as histórias escritas pela nossa aluna do 3º ano, Júlia Rossi, que estará publicando seu livro em breve.
30 de junho de 2015
Corrupção: o que eu tenho a ver com isso?
Nos meses de julho e agosto, desenvolveremos diferentes atividades envolvendo o tema "corrupção".
Tema:
Corrupção: o que eu tenho a ver com isso?
Meu objetivo é:
Proporcionar situações de reflexão, para que o aluno perceba que no
nosso dia a dia cometemos pequenas corrupções.
Objetivo:
Objetivos específicos:
Definir coletivamente o que é
"corrupção".
Perceber que a corrupção é uma prática enraizada em nossa cultura,
enqunto país.
Refletir sobre práticas usuais que nem
sempre percebemos que é uma ação corrupta.
Justificativa:
A falta de ética e o
interesse próprio têm marcado as relações interpessoais, inclusive na escola,
levando as pessoas a agirem em benefício próprio, sem pensar no grupo, no
coletivo.
ATIVIDADES:
1- Questionário: "Como você se comporta no ambiente escolar?
Com que fim?
_ Desenvolver a oralidade (expressão, argumentação)
_
Saber ouvir o outro .
_
Respeitar diferentes pontos de vista.
Como?
-Responder individualmente o questionário proposto,
onde constam situações que acontecem na Escola.
-Leitura
coletiva e debate sobre as alternativas escolhidas, ressaltando-se sempre a
importância do respeito à posição dos demais colegas.
2-
Produção do "Dicionário de Cidadania"C
Com que fim?
_ Ler/ compreender o texto
proposto: "10
práticas de corrupção do dia a dia do
brasileiro".
_ Desenvolver a oralidade (expressão, argumentação)
_ Desenvolver a oralidade (expressão, argumentação)
_
Identificar as características dos gêneros textuais: reportagem e verbete de
dicionário.
Como?
Como?
Como?
-Leitura
coletiva e compreensão oral do texto.
-Levantamento
de palavras-chave do texto, relacionadas ao tema.
_Produção
de um pequeno dicinádio com as palavras elencadas (no laboratório de informática).
-
Conversação sobre a definição dessas palavras, relacinando-as com fatos da
realidade.
3- Produção de cartazes : "Pequenas corrupções - Diga não."
Com que fim?
_ Perceber que no nosso dia a dia ocorrem várias situações de corrupção.
_Chamar a atenção das pessoas para situações de corrupção comuns no nosso cotidiano.
Como?
_Listagem coletiva de situações de corrupção que cometemos ou presenciamos na nossa vida diária.
_Seleção e ilustração dessas situações.
_Exposição dos trabalhos produzidos.
4- Produção de uma carta.
Com que fim?
_ Ler/ compreendero texto proposto:
trechos da "Carta do descobrimento do Brasil,
de Pero Vaz de Caminha ".
_ Observar as variações da língua ao longo do tempo (variações históricas).
_ Observar as variações da língua ao longo do tempo (variações históricas).
_
Identificar as características do gênero textual: carta.
_
Produzir uma carta, observando as características do gênero.
_ Perceber a "corrupção" já presente nas ações do nosso colonizador.
Como?
-Leitura coletiva e compreensão oral do texto.
-Leitura coletiva e compreensão oral do texto.
_Produção
de uma carta, contando a uma pessoa que vive no exterior como percebe o nosso
país atualmente.
5- Trabalhando com charges.
Com que fim?
_ Identificar as características do gênero e sua finalidade.
_ Interpretar diferentes charges ligadas ao tema trabalhado.
_Produzir uma charge utilizando-se da linguagem visual e verbal.
Como?
_ Interpretação de diferentes charges propostas (xerox).
_Observação das características comuns às charges.
_ Busca de outras charges dentro do tema corrupção e organização de um mural.
6- Produção textual: texto dissertativo sobre o tema "corrupção".
Com que fim?
_ Produzir um texto, observando a tipologia solicitada (dissertação).
_ Desenvolver a capacidade de argumentação e concatenação de ideias.
Como?
_ A partir de tudo que foi discutido nas atividades anteriores, elaborar individualmente um texto dissertativo.
_ Reescrita do texto.
12 de junho de 2015
Festa Junina
Nossa aula de Português foi também uma grande aula de participação e comprometimento com nossa escola. Foi muito bonito ver todas turmas empenhadas e colaborando para que nossa festa junina ficasse linda.
Nosso arraiá ficou bão dimais sô!!!
Assinar:
Postagens (Atom)
-
Durante este primeiro trimestre, todas as turmas da Escola estão trabalhando diversas atividades dento do Projeto "Sustentabilidade...
-
Juventude e seus caminhos é o tema da Campanha da Fraternidade deste ano. Conforme traz a Revista Mundo Jovem (março/2013), "e ntramos...
-
Estamos de volta e juntos faremos muitas atividades bacanas. Com a participação de todos, teremos muitas alegrias e conquistas. Vamos lá!!...